Pele mais jovem e zero fadiga: conheça o Zimbro!

O óleo essencial de zimbro (juniper berry) normalmente vem de frutas frescas ou secas da espécie de planta Juniperus communis. Conhecidas como um poderoso desintoxicante e estimulador do sistema imunológico, as plantas de zimbro são originárias da Bulgária e têm uma longa história de ajuda natural na prevenção de doenças de curto e longo prazo.

Por serem vistos como protetores da saúde – tanto a saúde emocional quanto a física – durante o período medieval, acreditava-se que as bagas de zimbro ajudavam a afastar as bruxas. Na verdade, durante anos as enfermarias dos hospitais franceses queimaram zimbro e alecrim para ajudar a proteger os pacientes contra bactérias e infecções persistentes.

Benefícios do óleo essencial de Juniper Berry

Hoje, o óleo essencial de zimbro (chamado Juniperi communis na maioria dos estudos de pesquisa) é mais comumente usado na naturopatia para dor de garganta e infecções respiratórias, fadiga e dores musculares. Ele também pode ajudar a aliviar os problemas de pele, estimular o sistema imunológico, ajudar no sono e na digestão.

Pesquisas mostram que o óleo essencial de zimbro contém mais de 87 compostos constituintes ativos diferentes, incluindo antioxidantes fortes, antibacterianos e antifúngicos. ( 2 )

Com um cheiro doce e amadeirado (algumas pessoas dizem que é semelhante ao vinagre balsâmico), este óleo é um complemento popular para produtos de limpeza domésticos, misturas de aromaterapia e sprays de fragrâncias.

1. Pode aliviar o inchaço

Juniper Berry têm propriedades antibacterianas e antifúngicas. ( 3 , 4 ) Um dos usos homeopáticos mais populares das bagas de zimbro é usá-las para prevenir ou remediar naturalmente as infecções do trato urinário e da bexiga.

Também são um diurético natural, que ajuda o corpo a eliminar o excesso de fluidos da bexiga e da uretra. ( 5 )

Isso tem o potencial de reduzir o inchaço . Eficaz quando combinado com outros alimentos antibacterianos e diuréticos, incluindo cranberries, funcho e dente-de-leão.

2. Pode ajudar a proteger a pele

Com habilidades antibacterianas naturais, o óleo essencial de zimbro é popular para combater irritações na pele (como erupções cutâneas ou eczema ) e infecções. ( 6 )

Devido às suas capacidades anti-sépticas, pode ajudar na acne e algumas pessoas também gostam de usar óleo de zimbro para problemas de cabelo e couro cabeludo, como caspa.

Use 1 a 2 gotas misturadas com um óleo veicular ou hidratante suave após lavar o rosto. Você também pode adicionar um pouco ao seu chuveiro para ajudar a tratar manchas, odores nos pés e fungos. Para cabelos e couro cabeludo, você pode adicionar algumas gotas ao seu shampoo e / ou condicionador.

3. Aumenta a digestão

O zimbro pode ajudar a estimular as enzimas digestivas e facilitar a decomposição e absorção de proteínas, gorduras e nutrientes dos alimentos. Algumas pessoas falam sobre o óleo essencial de zimbro para perda de peso, mas esse benefício também não foi apoiado por nenhum estudo sólido em humanos.

Para um auxílio digestivo natural, você pode tentar tomar óleo de zimbro como suplemento, adicionando 1 a 2 gotas a um smoothie ou água (mas só faça isso se tiver certeza de que tem óleo de grau terapêutico 100% puro).

4. Relaxante e ajuda para dormir

O cheiro de zimbro oferece suporte emocional e reduz os sinais físicos e emocionais de estresse. Considerado no folclore como um auxilio natural para a ansiedade, algumas fontes afirmam que é um dos óleos essenciais mais eficazes para lidar com o trauma interno e a dor, porque o zimbro pode ter efeitos positivos nas respostas de relaxamento do cérebro quando inalado.

Um estudo testou uma fragrância de óleo essencial que combinava óleo essencial de zimbro com sândalo e rosa. Examinando seu efeito sobre os insones que tomavam medicamentos para sua condição, os pesquisadores descobriram que 26 dos 29 indivíduos foram capazes de reduzir a dosagem do medicamento ao usar a fragrância do óleo essencial à noite. Doze indivíduos foram capazes de eliminar os medicamentos completamente. ( 7 )

Use óleo essencial de zimbro em casa no difusor, passando um pouco nos pulsos (diluído com um óleo carreador) ou adicionando 10 gotas à sua mistura de detergente para que o cheiro permaneça em suas roupas e lençóis. Você também pode adicionar algumas gotas diretamente ao banho.

5. Ajuda no alívio do reflexo ácido

Outro uso tradicional do óleo essencial de zimbro é para auxiliar na azia e refluxo ácido. Para aliviar os sintomas de indigestão, massageie 1 a 2 gotas de óleo de zimbro misturado com óleo de coco em todo o estômago, abdômen e tórax, ou considere tomá-lo 1-2 gotas internamente.

6. Pode reduzir a celulite

Você também pode usar o óleo de zimbro para auxiliar na celulite. Pode ajudar a reduzir o aparecimento de celulite graças a componentes ativos como alfa-pineno, sabineno e junipereno. ( 8 )

Adicione 30 gotas do óleo essencial de zimbro e adicione 20 gotas do óleo essencial de toranja a 150g de creme neutro (ou óleo de coco fracionado) para diminuir a celulite.


7. Repelente de insetos

Assim como o óleo de citronela , o cheiro do zimbro pode repelir insetos como os mosquitos, de acordo com pesquisas científicas. ( 9 )

Borrife em suas roupas, misture com um óleo carreador e massageie sua pele, ou espalhe em ambientes internos e externos para purificar o ar e ajudar a prevenir picadas de insetos. Você pode até incluí-lo em seu próprio repelente de insetos caseiro.

8. Anti-séptico natural

Esteja você procurando um produto de limpeza doméstico melhor ou um anti-séptico natural para infecções respiratórias ou de pele, o óleo essencial de zimbro pode ser uma resposta. Suas propriedades antimicrobianas ajudam a matar bactérias e fornecem o que poderia ser um tratamento potente para infecções simples. ( 10 )


Alguns estudos sugerem que este óleo pode ser eficaz contra bactérias e fungos resistentes a antibióticos. ( 11 )


O óleo essencial de zimbro tem uma forte reação antifúngica contra a bactéria que causa a cândida. ( 12 )


Para ajudar a prevenir ou reduzir a propagação de cepas bacterianas em sua casa, use óleo de zimbro em superfícies ou eletrodomésticos de cozinha e banheiro. Quando usado no difusor em ambientes internos, ele absorve os odores de sua casa ao mesmo tempo em que purifica o ar que sua família respira. Passe 2 a 5 gotas na máquina de lavar ou na lava-louças e substitua os produtos de limpeza comerciais – que geralmente contêm vários produtos químicos agressivos – por óleo de zimbro antibacteriano natural misturado com água.

9. Antioxidante poderoso

Uma razão pela qual o óleo essencial de zimbro pode funcionar de tantas maneiras diferentes é porque ele contém antioxidantes que ajudam a retardar a degradação relacionada ao envelhecimento, como problemas de pele, bem como prevenir doenças. ( 13 , 14 )

Em particular, estudos com animais descobriram que este óleo aumenta a atividade de três antioxidantes muito importantes no corpo: superóxido dismutase (SOD), catalase e glutationa peroxidase. ( 15 )

Todos os três têm enormes benefícios para a saúde. Na verdade, a glutationa peroxidase está associada à prevenção e ao desenvolvimento de tumores e doenças cardíacas. ( 16 )

Pode ser por isso que o óleo essencial de zimbro mostrou efeitos anti tumores contra certas células de leucemia em testes de laboratório. ( 17 )

10. Pode ajudar a reduzir a pressão alta

Correlacionado com sua atividade antioxidante, o óleo essencial de zimbro pode ser uma forma natural de reduzir a pressão arterial elevada. ( 21 )

A hipertensão é bastante controlável com mudanças na dieta e no estilo de vida, como a difusão de óleos essenciais saudáveis ​​para o coração, como o zimbro. No entanto, se não for tratada, pode levar a doenças cardíacas e várias outras condições.

11. Intensificador de sabor

Você sabia que as bagas de zimbro são um dos principais ingredientes usados ​​para fazer gim? Seu sabor também é adicionado a outros alimentos, incluindo algumas bebidas, molhos, marinadas e até receitas de chucrute. Além de adicionar um sabor doce único aos alimentos, as bagas de zimbro agem como um conservante, pois mantêm as bactérias afastadas.

Lembre-se de primeiro fazer um teste nos alimentos usando um palito de dente no frasco, pois o óleo essencial é bem potente, uma gota pode ser mais do que o suficiente em bebidas, molhos e afins.

Como usar o óleo essencial de zimbro

Aromaticamente: o óleo de zimbro pode ser difundido por toda a sua casa com o difusor. Existem muitas evidências mostrando que os óleos essenciais são absorvidos pela corrente sanguínea quando inalados porque a grande quantidade de vasos sanguíneos nos pulmões os absorve e os faz circular por todo o corpo. O perfume do zimbro e de outros óleos essenciais também pode chegar ao cérebro rapidamente devido aos seus efeitos de ação rápida no sistema olfativo.

Topicamente: você deve sempre diluir primeiro o óleo de zimbro com um óleo veicular como o óleo de coco em uma proporção de 1: 1 antes de aplicá-lo diretamente na pele. O óleo penetra na pele e passa para a corrente sanguínea. Ele faz o seu caminho em diferentes áreas do corpo para redução da dor e outros benefícios terapêuticos.
Internamente: O óleo essencial de zimbro é reconhecido pela FDA e CoVisa como seguro para consumo.

No entanto, SÓ ingira óleo essencial de zimbro quando usar uma marca de óleo de muito alta qualidade. Como saber se o seu óleo é seguro para consumo? Procure óleo de grau terapêutico das espécies de plantas adequadas que são cultivadas na região indígena com certificado de pureza testados para pureza por laboratórios especializados. Isso garante que ele foi cultivado sem pesticidas ou herbicidas químicos.
Isso significa que a planta foi colhida no horário de pico e extraída com temperatura e pressão adequadas para preservar os potentes constituintes do óleo. Se você tem certeza de que seu óleo é puro e de alta qualidade, você pode adicionar uma gota à água ou tomá-lo como um suplemento dietético, misturando-o com mel ou adicionando-o a um smoothie.

Interações e efeitos colaterais do óleo essencial de zimbro
Embora o óleo essencial de zimbro seja bem tolerado e tenha pouca probabilidade de causar reações alérgicas ou efeitos colaterais, ainda é importante sempre testar a sensibilidade do estômago e da pele antes do uso generalizado. Como acontece com qualquer óleo essencial, especialmente um que você nunca experimentou antes, o uso excessivo pode causar sensibilização alérgica e outros efeitos se você usar uma quantidade elevada.

Zimbro podem ser ingeridas pela maioria dos adultos com segurança por até quatro semanas. Faça intervalos de 1 ou 2 semanas.

Como os óleos essenciais podem atuar como uma forma poderosa de medicina natural, há alguns casos em que seu uso não é recomendado. Você deve evitar o uso de óleo de zimbro se tiver doença renal ou hepática. Além disso, mantenha o óleo de zimbro longe dos olhos, ouvidos ou dentro do nariz.

Geralmente é considerado seguro para crianças e até animais de estimação. Você não deve usá-lo se estiver grávida ou amamentando. Embora na maioria dos casos o zimbro não cause reações adversas, pode possivelmente afetar os hormônios. Fale também com um médico se você tiver pele muito sensível ou estiver tomando medicamentos hormonais que podem interferir no uso do óleo essencial.

Pensamentos finais

Zimbro ajuda no inchaço e alívio digestivo, ajuda para dormir, ajudante de azia, repelente de insetos, redutor de pressão arterial e conservante natural.

Você também pode usar óleo de zimbro para acne, erupções cutâneas, fungos nos pés, caspa e celulite.

Você pode usar óleo essencial de zimbro aromaticamente, topicamente (sempre dilua com um óleo vegetal primeiro!).

Sempre use óleo essencial de zimbro 100% puro, de grau terapêutico.