Óleos Essenciais para Pets

Os Melhores e Piores Óleos para Ajudar Seus Amigos Peludos. Os óleos essenciais são compostos aromáticos voláteis e naturais que vêm das sementes, cascas, caules, flores e raízes das plantas. Se você já os usou antes, tenho certeza de que já está familiarizado com o quão incrivelmente potentes, perfumados e benéficos eles podem ser para sua saúde, mas você já experimentou óleos essenciais para animais de estimação?

De acordo com o American Kennel Club, “Pesquisas preliminares sugerem que esses óleos potentes podem trazer alguns benefícios à saúde de cães”. Hoje, muitos estão recorrendo a óleos essenciais para uma variedade de problemas de saúde em seus animais de estimação, incluindo prevenção de pulgas e carrapatos, problemas de pele e problemas de comportamento como ansiedade.

Embora se saiba que o uso de óleos essenciais para animais de estimação tenha seus benefícios, é vital saber quais óleos são seguros, como utilizá-los e lembrar que, assim como as pessoas, cada animal é diferente e pode ter reações a um óleo essencial específico. Semelhantemente ao uso de óleos com crianças, é absolutamente crucial lembrar que um pouco de óleo essencial já é muito com animais de estimação.

Os Óleos Essenciais São Seguros para Animais de Estimação?

Há uma boa quantidade de óleos essenciais que foram considerados seguros e, ainda melhor, úteis para a saúde dos animais. No entanto, também existem muitos óleos essenciais tóxicos para cães e gatos (e animais em geral).

Os 5 Melhores Óleos: Usos para Cães

Quais óleos essenciais são adequados para cães? Os seguintes óleos não são apenas bons para cães, mas também são conhecidos por trazer alguns possíveis benefícios realmente impressionantes! Abaixo está uma pequena lista de óleos essenciais que os especialistas dizem serem seguros para uso em cães:

1. Óleo de Lavanda

O óleo de lavanda é uma escolha popular entre os seres humanos, então talvez você já tenha esse incrível óleo essencial em mãos para seu amigo peludo. Se você procura óleos essenciais para o odor de cães, a lavanda é um ótimo perfume que os donos de animais também tendem a amar. Além disso, os estudos demonstram os incríveis efeitos da lavanda nos casos de TEPT, bem como sua capacidade anti-ansiedade, por isso provavelmente acalmará você e seu animal de estimação. ( 2, 3 )

Para animais de estimação como cães, os efeitos calmantes do óleo essencial de lavanda podem ser muito úteis para ansiedade (geralmente induzida por visitas ao veterinário ou passeios de carro), enjoo ou problemas de sono. Um estudo clínico de 2006 analisou os efeitos do óleo essencial de lavanda em 32 cães com histórico de animação induzida por viagens nos carros de seus proprietários.

O que eles encontraram? Os cães expostos ao perfume do óleo de lavanda passaram muito mais tempo descansando e sentando e muito menos tempo se movendo e vocalizando. No geral, os pesquisadores concluem: “Os tratamentos tradicionais para a animação induzida por viagens em cães podem ser demorados, caros ou associados a efeitos adversos.

A aromaterapia no difusor com lavanda pode oferecer um tratamento alternativo prático para animação induzida por viagens nesta espécie.” ( 4 )

O óleo de lavanda é ótimo usado de forma tópica (muito diluido) para problemas de pele caninos, como alergias e queimaduras. Também é uma escolha comum para feridas e para coceira de cães.

2. Óleo de Hortelã-Pimenta

Você já deve estar familiarizado com este óleo essencial popular e refrescante. O óleo de hortelã-pimenta prejudica os cães? O peppermint é um dos principais óleos essenciais recomendados para se livrar das pulgas em cães. Na verdade, você o encontrará à venda como um dos óleos essenciais mais usados ​​para repelir pulgas de cães em lojas de animais atualmente.

Segundo a Dra. Janet Roark, veterinária e proprietária do Serviço Veterinário Móvel Hill Country em Austin, Texas, “O óleo essencial de hortelã-pimenta pode ser usado para resfriar os músculos doloridos, energizar animais cansados ​​e aliviar o estômago. Ele refresca o ar quando difundido e pode refrescar a respiração. Esse óleo pode abrir as vias aéreas e promover um trato respiratório saudável, além de aliviar dores nas articulações.”

Como um óleo energizante, também pode ser um ótimo estimulante de humor para os animais. Dr. Roark, que também é conhecida como a “Veterinária de óleos essenciais”, instrui que o óleo de hortelã-pimenta é melhor usado topicamente em cães. ( 6 )

Usar poucas gotas no xampu é a maneira perfeita de utilizar óleos essenciais para matar pulgas em cães.

3. Óleo de Camomila

O óleo de camomila romana é um anti-inflamatório bem conhecido que é uma ótima opção para humanos e cães, se o problema for uma irritação da pele, queimaduras, feridas, úlceras ou eczema. ( 7 ) Este é um óleo essencial muito suave que também pode ajudar a acalmar um cão estressado.

4. Óleo Frankincense

Você pode usar óleo frankincense para cães? Para a maioria dos cães, a resposta é “sim!” De fato, o Dr. Richard Palmquist, chefe de serviços integrados de saúde do Hospital Animal Centinela, em Inglewood, Califórnia, diz que o uso de óleo frankincense em alguns casos de câncer e tumores pode ser muito útil. ( 10 ) O uso do frankincense no câncer de animais de estimação não é tão surpreendente quando você considera que pesquisas mostraram seu poderoso potencial para ajudar a combater algumas formas de câncer humano, incluindo o câncer de bexiga. ( 11 )

O óleo frankincense é conhecido por possuir potentes habilidades antimicrobianas, tornando-o também uma ótima opção para combater os germes e aumentar a imunidade. ( 12 ) Pesquisas utilizando modelos animais (camundongos) também mostram que esse óleo antigo possui poderosos efeitos antidepressivos. ( 13 )

5. Óleo de Cedro

De acordo com a Dogs Naturally Magazine, o óleo cedarwood (Cedrus Atlantica ou Cedrus deodara) é um excelente repelente natural de pragas. O óleo essencial de cedro, quando utilizado em cães, também pode atuar como antisséptico para os pulmões, expectorante para tosse (como tosse do canis), estimulador de circulação (tornando-o útil para dores corporais e artrite), impulsionador do crescimento capilar e redutor da caspa, diurético e um agente calmante geral que pode ajudar com preocupações comportamentais como timidez ou agressão nervosa.

Os Melhores Óleos para Cães

Óleo de Lavanda

Ajuda com odores

Pode ajudar com a ansiedade

Bom tratamento tópico para alergias e queimaduras

Pode ajudar com feridas e coceira

Óleo Peppermint

Ajuda a se livrar de pulgas

Esfria músculos doloridos

Energiza animais cansados

Acalma o estômago irritado

Óleo de Camomila

Anti-inflamatório para ajudar com irritações na pele, queimaduras, feridas, úlceras ou eczema

Pode acalmar o estresse

Óleo Frankincense

Mostra potencial na luta contra o câncer

Combate germes e aumenta a imunidade

Contém efeitos antidepressivos

Óleo Cedarwood

Repelente de pestes

Ajuda os pulmões e a circulação

Apoia a saúde capilar

Diurético

Agente calmante

Óleo de Cardamomo

Ajuda a digestão

Ajuda com a azia

Estimula o apetite

Pode ajudar na tosse

Óleo Helichrysum

Pode diminuir o sangramento

Rejuvenesce a pele

Apoia o sistema nervoso central

Aumenta a saúde do coração

Óleo Fennel

Pode ajuda a equilibra as glândulas pituitárias, tireóide e pineais.

Óleos Essenciais para NUNCA Usar em Qualquer Animal

Birch

Camphor

Cassia

Clove

Oregano

Thyme

Tansy

Melaleuca

Wintergreen

Yarrow

Quais são alguns dos melhores óleos essenciais para gatos?

Segundo Palmquist, os seguintes óleos geralmente podem ser utilizados ​​com segurança em gatos (e cães) a curto prazo:

1. Óleo Frankincense

Segundo Palmquist, o óleo essencial frankincense mostrou-se útil em alguns casos de câncer. Ele também mostrou reduzir tumores e úlceras externas. O frankincense também pode aumentar o suprimento de sangue para o cérebro, mas também pode agravar a pressão alta, por isso tome cuidado ao utilizá-lo. Você pode consultar o seu veterinário, mas provavelmente é melhor não usar este óleo se o seu gato tiver um histórico de hipertensão.

2. Óleo de Cardamomo

Assim como acontece com os seres humanos, o óleo de cardamomo é uma excelente ajuda digestiva para animais de estimação. Ele pode ajudar a aliviar a azia, além de incentivar um nível de apetite saudável. Também possui propriedades antimicrobianas naturais e pode ser útil para tosse.

3. Óleo de Helichrysum

O óleo essencial de Helichrysum possui muitos benefícios para os animais de estimação, graças às suas propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, antimicrobianas, antibacterianas e antifúngicas. Para animais de estimação, é excelente para diminuir o sangramento devido a acidentes. O óleo de Helichrysum também é utilizado para apoiar o sistema nervoso e melhorar a saúde do coração.

4. Óleo de Erva-Doce (Fennel)

O óleo essencial de erva-doce tem um cheiro doce semelhante ao alcaçuz e é comumente empregado para tratar problemas digestivos em humanos. Nos gatos, pode ajudar a equilibrar as glândulas pituitárias, tireóide e glândula pineal. Se o seu gato tiver um acúmulo de líquidos e / ou toxinas em seus tecidos, a aplicação tópica de erva-doce diluída pode ajudar a acabar com esse acúmulo prejudicial e fazer com que as coisas voltem ao normal.

Como Usar Óleos Essenciais em Animais de Estimação

Você deve usar apenas óleos essenciais 100% puros para animais de estimação e sempre diluí-los antes da aplicação. Quanto óleo você deve usar? As recomendações variam e você deve perguntar ao seu veterinário se não tiver certeza, mas uma aposta segura é começar com uma única gota de óleo essencial em 50 gotas de óleo transportador, como óleo de coco, azeite ou amêndoa. Outra recomendação é usar de 5 a 10 gotas de óleo essencial para 10ml de óleo transportador.

Obviamente, é importante ajustar a quantidade de óleos que você usa, dependendo do tamanho e da idade do seu animal. Use mais óleo diluído com cães e gatos menores, além de filhotes e animais de estimação idosos. Tome muito cuidado com animais muito jovens ou muito idosos. Dilua sempre.

Para permitir que seu animal de estimação se beneficie do perfume dos óleos essenciais, coloque uma a duas gotas de óleo essencial em um difusor e permita que o aroma permeie o espaço.

Aqui estão alguns cuidados com o uso de óleos essenciais em cães ou gatos:

  • Observe a reação do seu animal de estimação aos óleos essenciais e pare de usá-los se observar alguma reação adversa.
  • Nunca use óleos essenciais para animais de estimação em áreas delicadas, incluindo olhos, ouvidos, nariz e órgãos genitais.
  • Não adicione óleos essenciais à comida ou à água potável do seu animal.
  • Não use óleos essenciais em filhotes com menos de 10 semanas de idade.
  • Não use óleos em animais epilépticos propensos a convulsões.
  • Se a sua animal de estimação estiver grávida ou amamentando, verifique com seu veterinário antes de usar qualquer óleo essencial e tenha um cuidado especial ao apresentá-la a óleos essenciais (que incluem seu uso nas proximidades).

Mais Precauções, Incluindo Óleos para Nunca Usar em Animais de Estimação

Os gatos tem mais risco de apresentarem reações ao óleo essencial. É essencial que você escolha óleos essenciais orgânicos 100% puros, de grau terapêutico e certificados, livres de adulterantes e aditivos para uso com seus animais de estimação.

Tanto gatos quanto cães têm um olfato muito sensível, portanto os óleos essenciais devem sempre ser usados ​​em quantidades extremamente pequenas e diluídos com um óleo transportador. Também é importante lembrar os óleos você pode e não pode usar em um difusor de óleo ao redor do seu animal de estimação. Ao usar ferramentas de aromaterapia como um difusor, forneça uma rota de fuga para que seu cão ou gato não se sinta preso. Também não é recomendado forçar o uso de óleos em animais de estimação quando eles claramente não gostam deles.

A lista de óleos essenciais tóxicos varia entre cães e gatos. Também é importante lembrar que cada animal de estimação pode reagir de maneira diferente a certos óleos essenciais e pode ter uma reação negativa, mesmo que os óleos não estejam nesta lista acima.

De acordo com Dog Oiler, o melhor óleo transportador para usar em combinação com os óleos essenciais para os seus animais de estimação é o óleo de coco fracionado. O uso de um óleo transportador como coco reduz a probabilidade de irritação da pele, mas também ajuda a nutrir a pele do seu animal de estimação – além de pesquisas demonstrarem que possui propriedades antifúngicas úteis. ( 20 )

De acordo com Palmquist, “para reduzir as chances de sensibilidade e toxicidade de órgãos, geralmente usamos um óleo por não mais de duas semanas e depois fornecemos um período de descanso. Sob certas circunstâncias – como no tratamento do câncer – usaremos óleos por períodos mais longos, mas isso é algo que é melhor deixar para aqueles treinados no uso de óleos.”

Os sinais e sintomas de envenenamento por óleo essencial em animais de estimação podem incluir:

  • Dificuldade para respirar
  • Babando
  • Letargia ou fraqueza
  • Tremores musculares
  • Pata na boca ou no rosto
  • Vermelhidão ou queimaduras nos lábios, gengivas, língua ou pele
  • Dificuldade para caminhar ou uma marcha descoordenada
  • Vômito

Guarde sempre os óleos essenciais fora do alcance de animais de estimação e crianças. Se você suspeitar que seu animal de estimação foi envenenado por óleos essenciais, entre em contato imediatamente com o veterinário. Leve o suposto óleo essencial com você ao veterinário. Procurar tratamento o mais rápido possível normalmente leva a um melhor resultado para o seu animal de estimação. Se você acredita que seu animal de estimação engoliu o óleo, não é recomendado induzir vômito ou fornecer carvão ativado, pois isso pode piorar ainda mais a situação.

Considerações Finais sobre Óleos Essenciais para Animais de Estimação:

  1. Você pode usar certos óleos essenciais para animais de estimação com segurança para aumentar seu bem-estar físico e emocional, enquanto existem outros óleos que você não deve usar especificamente com cães, gatos ou animais em geral.
  2. Quais óleos essenciais são bons para cães? Algumas das principais opções incluem lavanda, camomila, frankincense e cedro. A hortelã-pimenta também é uma das principais opções de óleos essenciais para pulgas de cães.
  3. Quais óleos essenciais são úteis para os gatos? Os óleos benéficos para gatos incluem frankincense, cardamomo, helichrysum e erva-doce.
  4. É vital que você escolha óleos essenciais orgânicos 100% puros, de grau terapêutico e certificados.

Há muitas dicas de advertência importantes a serem conhecidas antes de usar óleos essenciais para animais de estimação e também é importante incluir seu veterinário em opções de óleos essenciais para animais de estimação, especialmente se seu bichinho for muito jovem, velho ou com problemas de saúde em andamento.

Fonte: Annie Price, CHHC, Dr. Axe, doterra.com

Comentários não permitidos.